Um evento cultural

O objectivo do Pubsurfing consiste em propor um evento simultaneamente turistico e cultural. Assim, durante o percurso, serão fornecidas explicações culturais sobre o « quartier latin » (literalmente, « bairro latino ») : monumentos encontrados, especificidade das ruas e outros.  Eis uma resenha dos elementos que serão evocados durante a visita.

Cultura do « quartier latin »

A fonte Saint-Michel

Unica no seu género, a fonte Saint Michel é um elemento que impregna o « quartier latin » impondo-se na dinâmica do bairro. Concebida pelo arquitecto Gabriel Davioud, assistido por Flament, Simonet e Halo, a sua altura é de 26 metros e a largura de 15 metros. A sua historia faz deste monumento um simbolo inelutavel para a percepçao cultural do bairro.

A rua do gato que pesca : a rua mais estreita de Paris

Uma rua feita para os curiosos e apaixonados por historias insolitas. Trata-se da rua mais estreita de Paris. Deve o seu nome a uma lenda antiga baseada numa mistura de acontecimento diabolico e de crenças que deram origem a uma historia a descobrir urgentemente.

As arenas de Lutécia

As arenas de Lutécia sao o monumento mais antigo de Paris. Datam do século II depois de JC.
Ai foi descoberto um esqueleto dum gigante de 2m10, que era, na realidade, um gladiador. Os Lutécios serviram-se das arenas para construir uma muralha à volta da ilha da « Cité », a fim de se protegerem das invasoes barbaras. O restauro so estaria concluido em 1918 !

A rua St Séverin

No n° 12 da rua St. Séverin viveu o Abade Prévost, escritor que marcou indiscutivelmente a cultura francesa e que continua a fazer parte da transmissao do saber de geraçoes em geraçoes. A historia enigmatica da sua morte criou uma suspiçao e deu origem a uma lenda a descobrir, evidentemente.

A Sorbonne

Incontornavel pela sua historia e reputaçao internacional, o seu objectivo inicial era o de acolher jovens alunos sem meios financeiros. Este colégio passou a apelidar-se de « Sorbonne » a partir de 1554. Note-se que os edificios historicos da Sorbonne albergam hoje o reitorado da Academia de Paris, os cursos de Civilizaçao Francesa, a Biblioteca e duas escolas prestigiosas : a escola de Chartres e a Escola Pratica de Altos Estudos (EPHE). Repleta de simbolismo, é considerada como um dos pilares do progresso. Com efeito, nela tiveram lugar acontecimentos memoraveis e decisivos, tais como as manifestaçoes de Maio de 1968, mas também a primeira mulher docente ou ainda a primeira instalaçao de tipografia em França.

Dia de sorte

Em frente à Sorbonne, na rua das Escolas, encontra-se uma estatua de Montaigne. Segundo a tradiçao, tocar o seu pé direito pronunciando « Ola Montaigne ! » trara sorte. Ja sabem o que vos falta fazer !

A rua de Bièvre

A rua de Bièvre (do latim « bever » que significa « castor ») esta associada à memoria das diversas celebridades que la viveram, tais como François Mitterrand. Dante, o ilustre autor da Divina Comédia, também ai morou nos finais do século XIII, bem como o « Casanova das espeluncas » e Restif de la Bretonne no século XVIII.